Educação da rede municipal de Oeiras é alvo de estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está realizando um estudo na rede municipal de ensino de Oeiras para identificar boas práticas educacionais. A pesquisa “Boas Práticas na Garantia do Tempo de Aula” é coordenada pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) – núcleo de pesquisas da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV, em parceria com a Fundação Lemann.

O foco do estudo são as práticas que tornam as escolas e o município bem sucedidos na missão de educar seus alunos. Segundo o pesquisador da FGV, Ângelo Santos, que realiza a pesquisa em Oeiras, a intenção é identificar, sistematizar e compartilhar com profissionais da educação boas práticas na garantia de aproveitamento de tempo de sala de aula nas escolas públicas brasileiras.

“Estou fazendo visitas com o objetivo de observar boas práticas para que a gente consiga replicar essas práticas de alguma forma. O objetivo final é fazer um guia de boas práticas sobre as garantias do tempo de sala de aula, para que a gente possa nortear o trabalho de secretarias de educação do país inteiro”, explica Ângelo Santos.

Em todo o país, apenas cinco redes de ensino foram selecionadas para integrar o guia de boas práticas educacionais da FGV. “Foi feito um estudo prévio em relação às redes que são referência no país e uma das redes escolhidas foi Oeiras. São apenas cinco redes: em termos municipais, a gente está trabalhando com Oeiras (PI), Coruripe (AL) e Sobral (CE). Além disso, em redes estaduais, estamos trabalhando em Pernambuco e Goiás”, informa.

Ao longo do dia, o pesquisador conversou com professores, coordenadores e supervisores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e visitou escolas municipais nas zonas urbana e rural de Oeiras, conversando com o corpo docente e discente.

“Uma coisa que pude observar aqui é que há uma preocupação muito grande com o detalhe. É muito bonito ver aqui em Oeiras como está bem organizada toda a sequência, no sentido da Secretaria de Educação pensar junto com a escola; a escola pensando de forma efetiva em relação ao aprendizado do aluno. É muito interessante também ver aqui na rede de Oeiras a preocupação com o trabalho em equipe e como isso dá resultado. Como o ter o mesmo sentimento, a mesma vontade de que o aluno aprenda realmente faz a diferença”, observa Ângelo Santos.

Oeiras participará de seminário da FGV em São Paulo

No próximo dia 05 de novembro, a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, participa do seminário ‘Gestão Escolar para a Aprendizagem de Todos e Todas’, promovido pelo Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), em São Paulo.

O evento discutirá um dos grandes desafios da educação brasileira contemporânea, que é a promoção de uma gestão voltada para a aprendizagem, inclusive como um mecanismo de inclusão social. O seminário acontece em parceria com o Itaú Social e contará com a participação de diversos especialistas na temática.

Em maio deste ano, a professora Tiana Tapety participou do painel ‘Como Implementar Políticas Públicas de Alfabetização’, que aconteceu dentro do evento ‘Alfabetização e Letramento: Métodos, Políticas Públicas e Desafios’, promovido pela FGV, no Rio de Janeiro.

Oeiras foi a única cidade do Nordeste convidada a participar do evento, que teve o propósito de debater a importância da alfabetização e do letramento para formação de cidadãos capacitados a adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente da sociedade do século XXI. Na oportunidade, os especialistas vão apresentar métodos e políticas públicas que têm sido desenvolvidas e implementadas no Brasil e exterior.

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *